Nesta obra observamos que o amor relatado pelo narrador não é apenas intenso, mas visceral, como no romantismo.
''Como é Grande o Meu Amor Por Você'' (Roberto Carlos)
Nesta música transborda todas as suas emoções, como no movimento romântico, onde observamos a sensibilidade, a imagem subjetiva do amor e a versificação livre.
A inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo é de que as artes plásticas são as formas expressivas realizadas que utilizam algumas técnicas para produzir formas e imagens que transmitem um conceito poético e estético em um dado momento histórico. O surgimento das Artes Plásticas está relacionado à evolução da espécie humana e o Romantismo, foi uma época da história que através das artes plásticas pôde insinuar-se e transpor suas concepções poéticas e estéticas sobre os dados momentos históricos que podemos ver nas pinturas de Goya, Theodore Géricault, Eugene Delacroix e Auguste Rodin:
Perceba que a obra de Goya pode ser vista como um momento histórico, assim como
na obra a seguir de Theodore Gericault:
Também na obra de Eugene Delacroix, pode-se ver o retrato de um momento histórico como a Liberdade:
E por último as esculturas e formosas obras de Auguste Rodin, cujas obras não somente poderiam transmitir
um momento histórico mas também, ser chamada de arte plástica pura:
Beethoven: Foi um dos maiores compositores da Alemanha e o mundo e suas composições era geralmente baseadas no Classicismo e no Romantismo. A maioria das suas obras tem a liberdade como o tema pricipal, mas ele abordaava outras temas como o equilíbrio, o amor à natureza e ideias humanitárias.
Franz Schubert: Foi um compositor austíaco, do final da era clássica e com um estilo marcante e inovador, o Romantismo. Escreveu mais de 600 composições incluindo óperas, sonatas, sinfonas, entre outras. O seu estilo é considerado como lírico, melancolico e imaginativo.
Robert Schumann: Foi um grande músico, pianista alemão e um grande crítico musical. É muito comum em suas obras o o lado negro do Romantismo e o pessimismo intenso, que foi influenciado pelo Lord Byron, mas suas melhores obras são do estilo romântico e poético.
Frédéric Chopin: Foi um pianista francês e compositor de piano da era romântica. Ele foi o inovador da balada e trouxe novas tecnicas para o estilos, piano sonata, a valsa, o noturno, o estud, o improviso e o prelúdio. Sua música tem muitos elementos eslavos.
Franz Liszt: Foi um compositor e pianista húngaro. Foi muito famoso por ter elevado o nível do virtuosismo pianístico., pela sua genialidade. Seus estilos musicais eram baseados na flexibilidade, liberdade de execução, procura de sonoridades novas e efeitos orquestrais.
Alunos: Davi Bastos Barroso e Paula Burlamaqui C.B Melo
Ludwig Van Beethoven: a) Beethoven é considerado um dos maiores compositores da música clássica do século XXI. b) Suas composições eram criadas sem a preocupação de criar regras. Era apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão. Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e por ideias humanitárias. Era um compositor livre, que escrevia para si, sem estar vinculado a um nobre.
Frankz Schubert: a) Dotado de estilo marcando, imaginativo e poético. Escrevu mais de 600 canções, bem como obras de camera, sonata, operas e sinfonias da música clássica. b) Era um compositor austríaco em cuja obra, melódica e poética, marcava o início do romantismo. Sua obra era caracterizada pelo improviso, nunca mudava o que estava escrito.
Robert Schumanm: a) Música Clássica b) Robert Schumanm é o maior compositor do romantismo Alemão. Sua obra é caracterizada pelo lado noturno do romantismo, pessimismo profundo, influenciado pro Byron.. Sua poesia musical é cheia de frescor e ao mesmo tempo melancolia.
Frederic Chopin: a) Música Clássica. b) A música de Chopin é considerada um ponto culminate do estilo romântico. Sua música era graciosa, sensitiva, expressíva e romântica. Suas melodias são líricas periódicas, que duram oito compassos com variações e retornos.
Frank Liszt: a) Música Orquestral Clássica. b) Maior pianista de todos os tempos. Seu estilo pianísnico caracterizava-se pela flexibilidade, liberdade de execução, procura de sonoridades novas e efeitos orquestrais.
Esta pintura de Goya representa o titã Cronos no ato de devorar um de seus filhos. Esta obra caracteriza o romantismo pelo contraste de cores, a iluminação do claro-escuro.
Theodore Géricault: A Balsa da Medusa
Esta obra de Theodore Géricault é uma pintura à óleo de 1818 da época do romantismo pois transporta emotividade. O artista utiliza todo o conhecimento de perspectiva para criar ilusão de espaço; há uma gradação de cores, luz e sombra, e a representação perfeita do corpo humano.
Eugene Delacroix: A Liberdade Guiando o Povo
Esta obra pintada em 1831 é uma das telas mais emblemáticas do movimento romântico. Delacroix usa cores intensas, composição piramidal dos elementos e gestos largos e heróicos dos personagens. Neste quadro quadro observamos no vértice da pirâmide a bandeira francesa, sendo segurada por uma bela mulher e na base da mesma, heróis anônimos que trombaram em defesa de ideais revolucianários.
Auguste Rodin: O Beijo
Auguste Rodin (1840-1917), famoso escultor francês, condensa vários estilos artísticos, dentre eles o romantismo. Nesta escultura há a associação de duas figuras um bloco de mármore, como o contraste de textura que destaca a levesa, sensualidade e carnalidade dos corpos dos amantes. Esta obra foi marcada pelo ideal estético romântico que procurava a beleza através de estados de alma.
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida...ETAPS
Soneto de Fidelidade:
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
O quadro "A Dama de Shalott retrata o amor a natureza livre e autêntica, a valorização de cores, a beleza irreal , o apelo a imaginação, o resgate do real e do cotidiano.
A mulher de cabelos ruivos é característica de pintores da época vitoriana; representa a figura da mulher terna e simples.
A relação que este quadro tem com a romantismo é que a vida desta mulher está muito triste, soltária, sem sentido, e por isso ela quer ir para outro lugar, para ficar em um lugar melhor.
Leitura do quadro de John William Waterhouse a dama de Shalott, mostra uma jovem moça de cabelos ruivos, que provalvemente perdeu um grande amor ou teve alguma perda na sua família. Por isso ela está se afastando de onde morava, da sua cidade de origem, pois ela está tentando ter uma vida boa com tranquilidade.
A sua relação com o romantismo é que o Romantismo tem muito a caracteristica da morte, da solidão, da tristeza e esse quadro mostra tudo isso, pois a moça passa por tudo que o Romantismo mostra. Por isso o quadro tem uma relação tão forte com o Romantismo.
Alunos: Davi Bastos e Paula Burlamaqui
Números: 09 e 36
Lorde George Gordon Byron (1788-1824) foi um poeta britânico cuja obra foi modelo para o ultra-romantismo. Filho de família aristocrata em ruínas, sua curta vida (morreu aos 36 anos), cheia de turbulências e contradições é refletida em sua obra, que influenciou a segunda geração do romantismo no Brasil, a chamada geração byroniana, impregnada de egocenrismo, negativismo, dúvida, tédio pessimismo e desilusão.
''Os Sofrimento do Jovem Werther'', romance de Johann Wolfgang von Goethe, marca o início do romantismo.
Neste romance, Werther é marcado por uma profunda paixão com final trágico. O mesmo suicida-se pelo amor não correspondido de Chartotte. O romance é escrito em primeira pessoa e tem poucos personagens.
Johann W. V. Goethe nasceu em Frankfurt em 1749 e foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do romantismo europeu e influenciou a literatura de todo o mundo.
Almir Brasil Pires Neto - 9ºB
Primeiras Manifestações Artísticas (o sofrimento do jovem Werther, de Goethe).
Johann Wolfgang von Goethe, nasceu em Frankfurt e foi um escritor alemão pensador. É considerado o maior escritor alemão, por causa de sua obra, "O sofrimento do jovem Werther". Esse livro é autobiográfico, mas os nomes das pessoas e dos lugares foram mudados e uma parte do seu final foi acrescentado. O sofrimento do jovem Werther pode ser considerado o inicio do romantismo.
Pode-se dizer que esse livro iniciou o romantismo porque é marcado pelo amor, sofrimento e a morte do jovem Werther e no romantismo essas caracteristicas são bem visíveis. No livro, o jovem Werther tem um amor, mas não é correspondido e se mata, Goethe também teve um amor que não foi correspondido, mas a diferença é que ele não se matou, por isso pode-se dizer que é um livro autobiográfico.
Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo. Toda a obra de Byron, expressa o pessimismo romântico, com a tendência a se voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser visto como obras autobiográficas. Foram novos, em sua postura, o tom de rebeldia diante as convenções morais e religiosas e o cinismo de que seu herói demoníaco sempre se revestiu.
Byron, em suas obras, relatava personagens bastante parecidas com ele mesmo e assim, se expusera completamente em suas poesias. Então, através da literatura, expôs a crise existencial que enfrentou. A vida desse grande poeta foi bastante intensa e amplamente considerada extravagante, então, suas personagens não deixavam de ter uma vida intensa e complicada como a dele. Relacionando-se assim, de forma direta com suas obras e traspassando toda a sua personalidade e criando uma relação muito forte entre o autor e suas obras.