sábado, 16 de junho de 2012

a) Pesquisa sobre o autor

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 1831 e faleceu em 1852, nasceu em São Paulo. Foi um escritor, contista, dramaturgo, poeta, ensaísta brasileiro e escritor romancista.
Álvares de Azevedo estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ganhou fama por brilhantes e precoces produções literária. Destacou-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito sentimental. Durante a faculdade de Direito, traduziu o quinto ato de Otelo, Shakespeare, Parisina, de Lordy Byron, fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano, fez parte da Sociedade Epicureia, iniciou o poema épico O Conde Lopo. Não concluiu o curso de Direito, pois foi interrompido por uma turbeculase pulmonar nas férias, agravada por um tumor na fossa ilíaca, ocasionado por uma queda de cavalo. Suas principais influências são: , Lord Byron, Goethe, François-René de Chateaubriand , mas principalmente Alfred de Musset. 
Um aspecto que caracteriza sua obra é que estimula a discussão, diz respeito a sua poética, que ele mesmo definiu como binomia, que consiste na aproximação de extremos, numa atitude tipicamente romântica.


Paula Burlamaqui nº36 e Davi Bastos nº09

Nenhum comentário:

Postar um comentário